Também é fino e consegue meter o Air num bolso
19 de Janeiro de 2008Os appleianos andaram a babar-se por um portátil que nem banal consegue ser, já que não tem, sequer, uma drive de DVD e porta ethernet e só tem uma porta USB. Isto nem ao diabo lembra, mas há muita gente que foi à Lua e veio quando viu o portátil e o acha uma maravilha.
Enfim… Enquanto esses ceguetas se babam pelo Macbook Aéreo, a Lenovo prepara-se para lançar um portátil que mete o ultra-fino da Apple num bolso: processador Intel Santa Rosa a 2.0GHz, 4GB de ram, gravador de DVD, porta ethernet, 3 portas USB, leitor de impressões digitais e mais características que fazem o Macbook Air passar vergonha! É pena que só tenha 64GB de capacidade de armazenamento, mas por outro lado utiliza SSD e isso é muito bom.
Estou para ver se os novos geeks appleianos vão dizer coisas do género “lindo”, “fantástico”, “à frente do seu tempo” e outras merdas parvas que disseram do Macbook Air. Estou para ver, mesmo…
Mais informação sobre este portátil no meu post do Webtuga.


19 de Janeiro de 2008, pelas 18:21
um dos motivos porque o Macbook Air não tem interface ethernet é porque o computador é mais fino que a ficha para o ligar. Em relação a não ter leitor de DVD, a Apple nisto é sempre pioneira, só queria €1 por cada pessoa que apontou como desvantagem os Macs não trazerem leitores de disquetes quando eles cortaram com isso, da mesma maneira que digo o mesmo agora do DVD e aposto que os PC’s lhe vão seguir.
Computadores com processadores a 2GHz e portas USB em tudo o que é lado é o que não falta para aí, daí o lançamento de mais um não me despertar o mínimo interesse, agora se a tal de “Lenovo” fizer isso num computador com características físicas semelhantes ao do Macbook Air, aí sim, é notícia. De qualquer modo continua com a desvantagem de ser um PC… mas se o hardware for compatível com Linux, ainda passa.
Por curiosidade fui procurar por imagens de computadores dessa marca e parece que há outro motivo para não despertar interesse, é que aqueles mamarrachos pretos não têm nada de bonito.
19 de Janeiro de 2008, pelas 18:28
Marco, isso é tentar justificar o injustificável. Os DVDs são, hoje em dia, muito comuns e muito utilizados. Não me digas que a Apple está a ser pioneira, porque não está! Desculpa, mas isso é treta!
Características físicas semelhantes?! Um computador é para trabalhar, não é para andar a enfiar num envelope. Queres dizer-me que compras uma máquina pelo aspecto e não pelas características do hardware?!
A não ser no design - e aí já vai dos gostos - e na capacidade de armazenamento, o portátil da Lenovo é superior ao da Apple.
19 de Janeiro de 2008, pelas 19:35
@Bruno Miguel [post original]
Estava a ver que era o único a achar o mesmo. Vou dar uma olhadela a esse Lenovo. Sempre gostei do desenho rústico desses portáties [à la IBM].
Btw, li um mito:
O HAL 9000 do 2001 odisseia no espaço era a gozar com a IBM. Se somarem uma letra a cada uma da palavra HAL->IBM :)
19 de Janeiro de 2008, pelas 20:22
Bruno, eu já disse que não gosto do bicho, mas isso sou eu, mas como dizes um computador é para trabalhar e se virmos o target do computador, as specs que este tem chega e sobra. O target é o mesmo daqueles que compram os vaios e tecras ultrafinos e pequenos e com cpu de low voltage, sabes qual é o target não sabes? Empresários que só usam o word, excel, powerpoint e cliente de email, por isso chega e sobra.
Não disse processador de texto e companhia porque esses(as) senhores(as) só conhecem word excel e powerpoint. Que tb existe para Mac.
19 de Janeiro de 2008, pelas 20:29
@Marco Batista
Completamente de acordo. Para quem é, “bacalhau basta”. Eu só não consigo é perceber o porquê de tanto hype à volta daquilo. Faz-me confusão.
No meu tempo as pessoas ficavam doidas com coisas que realmente valiam a pena. Mas os tempos mudam e hoje qualquer merda serve para levar as pessoas à loucura; basta apresentá-lo com umas luzes e uma música. :(
19 de Janeiro de 2008, pelas 21:31
Tal como respondi no post original (se o comentário for aprovado), boa sorte para a lenovo para meter aquela trampa toda que vem no spec dentro de um caixote do tamanho do air (a menos que desafiem as leis da fisica), com a bateria que o air tem (a menos que metam um reactor nuclear), e ao preço do air.
Não compreendo como é que conseguem chamar fanboys a quem admira o que foi lançado agora e apresenta como resposta um vazio de proposta para o futuro que qualquer pessoa com bom senso vê que é impossivel de fazer.
Enfim. Invejas.
19 de Janeiro de 2008, pelas 21:42
@Bruno
Que futuro é aquele?! Aquele portátil é fraco! Só tem uma coisa boa: o design. De resto, não o considero melhor que os outros e nem percebo como é que dizes que é inveja. Aquilo não tem nada por onde lhe pegar, a não ter talvez o OS X… Coisas básicas como uma drive de DVD foram excluídas. E depois aparecem pessoas a venerar aquilo… Cada vez mais acho que anda tudo a sofrer do Síndrome de Estocolmo em relação à tecnologia.
Quanto ao comentário no Webtuga ser ou não aprovado, isso já não é comigo. Não tenho acesso ao backend, por isso não o posso aprovar.
19 de Janeiro de 2008, pelas 23:07
O jobs sabe fazer marketing e é por isso que existe este hype todo, uns meses antes das KN começam a surgir os rumores e mais não sei o quê, e mais isto e aquilo, e já sabes como é com tanto rumor o hype aumenta.
19 de Janeiro de 2008, pelas 23:16
Pois. Eles sabem a quem “deixar escapar” informações e sabe-se lá mais o quê…
20 de Janeiro de 2008, pelas 09:45
@Bruno Miguel:
“Aquilo não tem nada por onde lhe pegar…”
Dizes que falta um DVD. Para que é que o usarias? Diz-me lá concretamente quais são os outros defeitos daquele laptop?
20 de Janeiro de 2008, pelas 13:13
Para que é que eu quereria um leitor de DVD?! Não sei, talvez para fazer torradas…
Que é que achas, Bruno?! Para ler dados. Podes não acreditar, mas os discos óptimos não devem deixar de ser usados nos próximos 5 anos. Até já há alguns com 1TB de capacidade de armazenamento.
Outros “defeitos” - eu prefiro chamar-lhe erros de concepção. A bateria embutida é um desses erros. O processador é outro. A existência de apenas uma porta USB é outro.
20 de Janeiro de 2008, pelas 13:23
É facil dizer que precisas de um DVD para ler DVD’s e de uma porta USB para enfiar uma ficha USB… mas dá-me exemplos concretos de DVD’s que tenhas metido num portatil que não pudessem ter sido downloaded pelo wifi vindo da internet, de outra maquina, ou de um leitor dvd usb. Diz-me para quê uma segunda porta USB quando o USB suporta até 127 dispositivos. Diz-que que dispositivos precisas de ligar à porta USB.
20 de Janeiro de 2008, pelas 13:33
Eu, se quiser instalar alguma coisa, tenho que sacá-la da net (se for 1 ou mais gigas, estou bem lixado, porque vai demorar um bocado) ou então tenho que comprar um hub usb e um leitor/gravador de dvds usb?! Estás a gozar, não estás?
Daqui a pouco vens-me dizer que não há problemas em vender carros sem rodas, porque se quiser rodas, compro-as.
Estás a tentar justificar o injustificável. E só me fazes pensar ainda pior do Macbook Air e que tu foste cegado pela publicidade da empresa. :(
20 de Janeiro de 2008, pelas 13:44
Isto é um portatil, não é um computador de mesa. Não vais andar a instalar software no meio da viagem do comboio, ou vais? Continuas a não me explicar para que precisas de um DVD num portátil.
Comparar a necessidade de um dvd num portatil é como dizer que um carro devia vir com um atrelado - é necessário para quem precisa de transportar mais do que o carro permite, mas irrelevante para a função principal do carro.
Mais uma vez, dá-me um exemplo concreto de algo que precises de instalar e precises de ter um dvd neste portatil.
20 de Janeiro de 2008, pelas 13:49
Se tiver que o fazer, claro que vou. E se o tiver que fazer em casa, faço-o. Mas para isso preciso de uma drive de DVD. Ou achas que é melhor ter que comprar uma pen de 4GB ou mais para poder criar uma imagem do DVD - com, por exemplo, do sistema operativo - para essa pen, para depois a ligar ao portátil e poder instalar o que quero ou aceder aos dados que preciso?!
Não tentes justificar uma decisão infeliz da Apple, porque ela não tem justificação. Eu acredito que sejas fã da empresa. Tudo bem; eu próprio também sou fã, mas da filosofia do software livre. Mas não me vez defender o Stallman por causa do comentário infeliz que ele fez na mailing list da OpenBSD.
20 de Janeiro de 2008, pelas 13:57
Eu não sou fã da empresa. Eu sou fã das boas ideias, e portanto sou fã de muita coisa em Linux, de muita coisa na Apple, e tenho a certeza que se pensar um bocado devo descobrir algo de bom na Microsoft.
O MacBook Air tem DVD. Existe um DVD USB standalone por $99, e existe DVD remoto (mesmo para netbook para instalação do sistema) usando qualquer outro mac ou pc que tenhas em casa. Portanto, qualquer instalação ou copia de content (e.g. CD, dvd) pode ser feito em casa desde que tenhas outra maquina ou o dvd externo.
A questão original mantêm-se: se estiveres movel, objectivo de ser um portatil, para quê precisas de um dvd ?
Se por acaso és o tipo de gajo que usa a viagem de comboio para instalar a ultima versão do linux, então este portatil não é para ti e a discussão não faz sentido.
20 de Janeiro de 2008, pelas 14:02
Tenho que comprar um DVD à parte?! E ainda digo eu que a Microsoft é isto e aquilo….
Eu pensava que já me tinha feito entender. Mas vou tentar outra vez.
Pegando na mobilidade. Eu vou, descansado da vida, a viajar de comboio. Como eu sabia que a viagem seria longa, aluguei um filme no clube de vídeo aqui da rua. Mas para o ver, preciso de um leitor. Só que vou ter que comprar um leitor de DVD à parte ou então criar uma cópia ilegal do filme para o poder ver. Óptimo, não é?
Ou então, durante a mesma viagem de comboio, tenho um problema grave com o sistema (sim, porque eles acontecem) e vou ter que reinstalar aquilo novamente, porque vou precisar do portátil a funcionar. Que é que faço?! Saco da drive de DVD que tive que comprar à parte?!
20 de Janeiro de 2008, pelas 14:19
Não, não “tens de comprar o DVD à parte”. Tens a liberdade de escolher entre o dvd da apple ou qualquer outra marca que desejes, ou até não o comprar e usar o dvd da outra maquina que tens em casa. Não percebes a diferença?
Quanto ao “ter um problema grave no sistema”, lamento-te informar que a menos que deixes cair o portatil e mates o disco, não existem desses problemas nem nos Macs nem nos Linuxes. A menos que lhe faças um rm-fr, mas aí é bem feito que fiques sem sistema :P
Se queres explicitamente ver um DVD durante a viagem, usas um leitor portatil de DVD’s. É para isso que essas coisas servem. Um portatil não é feito para tocar um DVD directamente do leitor. A maioria dos portateis nem sequer tem bateria que chegue para tocar um filme completo. Se queres mesmo ver o filme, arranjas uma copia optimizada em h264.
Eu tambem gostava de ter um portatil com um monitor de 30″, com 32GB de memoria e 28 processadores e gigabit wifi para poder estar a desenvolver codigo no meio da praia. Mas uma coisa é os meus sonhos, outra é a realidade.
Over.
20 de Janeiro de 2008, pelas 14:26
Eu não disse que era obrigado a comprar o DVD da Apple. Mas vou ter que comprar um! Não é toda a gente que tem um DVD usb, como deves saber. E como aquilo só tem uma porta usb…
Claro que existem esses problemas. Basta teres descarregado uma aplicação manhosa para seres obrigado a algo desse género.
Talvez aguentem. Depende de como a gestão de energia está configurada.
20 de Janeiro de 2008, pelas 19:33
Obviamente que teria de ser a Lenovo! ;o)
21 de Janeiro de 2008, pelas 22:54
Concordo plenamente!
Lenovo Rulez!!
Isto sim é um portátil!
21 de Janeiro de 2008, pelas 23:13
Venha ele. A TeK fez hoje uma recolha dos principais alternativas. Vejam aqui:
http://tek.sapo.pt/4I0/803972.html
Sinceramente o Lenovo mete os outros num canto.
Gostei especialmente da nota final:
“Nota: Para efeito da tabela consideraram-se apenas as drives ópticas integradas no chassis.”
21 de Janeiro de 2008, pelas 23:18
Finalmente um media mainstream a por alguma verdade no hype.
22 de Janeiro de 2008, pelas 07:36
LOL
Sony:
Ecra 11.1″ vs. 13.3″
Centrino 1.06 vs. Core2duo 1.6-1.8
Ethernet+Firewire+Expresscard+CD (who needs it?)
pelo menos 23% mais caro
Toshiba:
Ecra 12.1 vs. 13.3
Centrino 1.2 vs. Core2Duo 1.6-1.8
firewire, sd, ethernet, 3 usb, cd (who needs it?)
47% mais caro
Lenovo:
vaporware puro
onde é que está mesmo a verdade? :D
22 de Janeiro de 2008, pelas 12:13
É vaporware e melhor que o Air. xD
22 de Janeiro de 2008, pelas 12:45
Uh? Desde quando é que vaporware é melhor que produtos reais? Nota que nem sequer estamos a falar de software, onde tudo pode acontecer, mas de hardware, que tem de respeitar as leis da fisica e os custos nos componentes. Onde é que eles vão enfiar aquilo tudo, e quanto é que vai custar? Acho que ambos sabems a resposta a isto. xD
22 de Janeiro de 2008, pelas 13:17
Talvez vá custar tanto como o Aéreo e os extras que ele necessita para conseguir rivalizar com o tal do vaporware - que até tem um processador melhor e tudo! :P
22 de Janeiro de 2008, pelas 14:14
A ver vamos.
@Bruno Rodrigues
firewire, sd, ethernet, 3 usb, cd (who needs it?)
? lol… enfim.
22 de Janeiro de 2008, pelas 15:21
acho que vocês não estão a ver o “elephant in the room”
é obvio que há portateis com mas capacidade. e mais baratos. a questão não é essa.
a questão é que a apple conseguiu enfiar aquilo tudo num espaço infimo. quem já viu aquilo por dentro fica a coçar a cabeça para perceber como é q eles meteram a parte electronica toda num espaço tão pequeno.
o portatil até pode nem ter grande sucesso. mas é uma plataforma de testes para novos produtos. se abrir-mos o portatil e tirar-mos o disco rigido e a bateira ficamos com um objecto do tamanho de um telemovel. mas com um Core 2 Duo a 1.8GHz. acho que não é preciso ser muito inteligente para perceber o que isto significa no futuro proximo.
alem disso quem usar este portatil vai apenas usar para tarefas basicas. se bem q pode-se fazer mto trabalho com um processador daqueles mas com um sistema operativo decente (OSX, Linux, etc).
Aliás, quem quer bater texto usa um P3 a 800MHz. chega perfeitamente.
Este permite fazer mto mais que isso. E sim, eu sei do q estou a falar. Trabalhei durante mto tempo com o P2 a 266 com o win xp. e aquilo funcionava bem, claro que tinha mta coisa mexida debaixo do capot do windows. mas funcionava.
Acho sinceramente que as pessoas, hoje em dia, não têm a noção da capacidade das maquinas que têm nem as sabem aproveitar.
Há que deixar os fundamentalismos de parte e pensar um bocadinho. Mas já todos sabemos que o ruido que os apple fanboys e os pc fanboys fazem qd sai um produto da maçã…
tenho dito.
22 de Janeiro de 2008, pelas 15:48
@osiris
Quem ler o teu comentário vai ficar a pensar que a Apple está a ser pioneira. Mas a Sony, à quatro anos atrás, também lançou um portátil ultra-fino (http://gizmodo.com/345829/interview-sonys-thoughts-on-the-macbook-air). A diferença é que, em quatro anos, a tecnologia evoluiu mais e já permite criar componentes um pouco mais pequenos e mais baratos; e o fanatismo/cegueira fez com que o Macbook Air fosse apresentado ao mundo como algo de extraordinário, quando na realidade não é. E é por isso que este post foi criado. Não é porque o Air seja mau ou por ser da Apple, é apenas para tentar por alguma verdade nesta palhaçada que se vez em torno dele.
22 de Janeiro de 2008, pelas 15:51
@Bruno Miguel
sim, eu sei que a sony fez um. o merito é semelhante. o meu comentario foi mais dirigido à flamewar que surgiu nos comentarios…
e sim, concordo que o facto de ser apple criou logo um hype à volta.
22 de Janeiro de 2008, pelas 15:52
@Bruno: responde-me a uma questão concreta:
diz-me qual é o portatil no mercado HOJE que tenha as mesmas caracteristicas, o mesmo tamanho, e o mesmo preço que o macbook air. Diz-me tambem igualmente onde está o PC igual ao Mac mini ou mesmo a Apple TV (se olhares para a coisa como um PC e nao como um media centre). Ou o telemovel com as caracteristicas do iPhone.
dizer que a lenovo vai lançar o pc maravilha do tamanho de uma caixa de fosforos nao conta.
22 de Janeiro de 2008, pelas 15:59
@Bruno Rodrigues
iPhone: Nokia N810
AppleTV: Não conheço nenhum produto do género
Mac Mini: Eu já escrevi um post sobre alguns mini/micro computadores que rivalizam na boa com o Mac Mini. Infelizmente não os encontro, porque não sei se foi aqui ou no webtuga que escrevi sobre eles. E é difícil procurar no google, já que não sei as marcas. Mas uma vista de olhos no tux-mobile ou sites semelhantes deve-te dar alguns resultados.
Macbook Air: com as mesmas características, peso e tamanho?! Posso apresentar-te um com características bem melhores, mas é ligeiramente mais pesado e mais espesso. Já de agora, usares o peso e a espessura do Air para o defenderes é um pouco parvo e faz com que eu não te consiga levar muito a sério. Ao menos defende o ponto de vista técnico do portátil.
22 de Janeiro de 2008, pelas 16:00
@osiris
Esta flamewar começou porque ainda há muita gente cega pela publicidade e que gostam de engolir tudo o que lhes dão. E o Jobs sabe disso muito bem. :\
22 de Janeiro de 2008, pelas 16:06
O Nokia N810 nem sequer é um telefone. O OS daquilo sucks. Só depois de lançarem o iPhone é que descobriram que se calhar era boa ideia ter botões enormes para carregar com os dedos. (disclaimer: eu trabalho numa operadora).
Mac mini: este eu estou a falar muito a sério. Dá-me um PC minusculo, com ou sem cd, sem ventoinha (ou com ventoinha silenciosa que só ligue quando o cpu está a 100%), que eu possa substituir o meu home server e voltar a ter o meu server em linux, e eu convenço-me.
Airbook: não precisa de ser tão pequeno como o mac. Pode ser mais espesso, pode até ter dvd, mas tem de ter as mesmas especificações e o mesmo preço (ou um pouco mais caro para cobir o custo do cd)
22 de Janeiro de 2008, pelas 16:10
@Bruno Rodrigues
O Nokia N810 mete o iPhone a um canto! Deixa o “fanboyismo” de lado e vais poder ver isso.
Se eu me lembrasse do nome deles, acredita que te deixava uns poucos. Recordo-me que um destes mini-pcs até é usado em ambulâncias e corre Debian GNU/Linux. Mas é o máximo que me consigo lembrar. Se quiseres saber quais são esses computadores, segue as sugestões de pesquisa que te deixei.
Se não me engano, a Lenovo tem uns portáteis desse género, que vêm com o SLED 10 SP1. Vai ao site deles e vê os preços.
22 de Janeiro de 2008, pelas 16:20
isto é uma daquelas discussões tipicas em que ambos os lados têm razão. por razões diferentes.
e muito depende dos gostos de cada um.
mas uma coisa não podemos negar. quando a apple faz qq coisa, as outras empresas mexem-se. foi o exemplo do iphone, do iMac (primeiro “pc”(he he he ironia) sem disquetes).
eles inovam em muita coisa. não em tudo. hoje em dia ninguém faz algo completamente novo. apenas tenta fazer de uma maneira diferente. ou um pouco melhor. há que dar o credito a quem o faz e ignorar os fanboys de todas as facções.
claro que o marketing também faz a sua parte. mas também é para isso q ele existe.
e há que contar o facto de a apple ter juntado o FreeBSD a um ambiente grafico muito bom, criando um bom sistema operativo (não digo excelente para nao acender outra flamewar).
e, para quem nao conhece, a lenovo é a marca que comprou a divisão de portateis da ibm. os famosos thinkpad são agora construidos por esta empresa.
22 de Janeiro de 2008, pelas 16:25
@Osiris
FreeBSD e NeXT (a empresa fundada pelo Jobs quando saiu da Apple)